ACTECH recebe estudantes e professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) na Barragem do Marzagão

No último sábado, 11/5, o Engenheiro Civil Sênior Sidne José Rossi, responsável da estrutura, ministrou uma aula prática sobre leitura dos instrumentos geotécnicos e concedeu a todos a oportunidade de manusear e interpretar os resultados destas leituras.

A Barragem de Marzagão, estrutura da ACTECH, recebeu 13 estudantes e 3 professores do curso de Engenharia Master em Engenharia Geotécnica da PUC-MG.

A integração de conhecimento entre PUC-MG e ACTECH contou ainda com uma palestra virtual ministrada por Sidne, na sexta-feira (10/5), tendo objetivo de levar conceitos práticos e teóricos no princípio básico de funcionamento dos instrumentos geotécnicos de auscultação. São 58 instrumentos que monitoram e resguardam a segurança de toda a estrutura. Os visitantes também puderam vivenciar o monitoramento de todo reservatório através de voo de drone.

 Conceitos e premissas referentes ao projeto de descomissionamento e posterior descaracterização de toda a estrutura foram abordados de forma prática para que todos tivessem o melhor aproveitamento da visita técnica e prática à barragem, evidenciando com clareza o futuro de toda a estrutura em sua reintegração ao meio ambiente.

Informações, orientações e normas de segurança do trabalho foram passadas para toda a equipe para integrar e interagir da melhor forma com o ambiente da barragem.



                                                                                                                   

 

Os professores, Josias Eduardo, Marco Antônio e Maurício Ferreira tiveram contato direto com os instrumentos geotécnicos de monitoramento, onde aproveitaram para enriquecer e transmitir conhecimento acadêmico neste momento convertido e somado a prática da equipe ACTECH, como: Piezômetro, Inclinômetro, INA (Indicadores de Nível da Água) e Medidor de Vazão no dreno de fundo e no vertedouro de superfície.

As atividades práticas foram acompanhadas pela equipe de geotécnicos da ACTECH, por meio do engenheiro e a estagiária, Karollaine Silva. Ambos realizaram também vôos de drone com o objetivo de simular aos visitantes os monitoramentos sobre o rejeito no reservatório e em áreas de difícil acesso.

 

Encontros como este, entre a área acadêmica e empresa, destacam-se pelo potencial de trocas interativas, teóricas, conceituais e abrem oportunidades para networking. Além disso, elas estreitam a relação com a comunidade, pois cada visitante torna-se um multiplicador.

 

 A empresa disponibiliza um Canal Aberto, que está disponível em nosso site, onde é possível realizar visitas e outras atividades relacionadas a ACTECH.